RIP Anna Piaggi




Fico com o olhar de Anna Piaggi na mente. Essa foto marca um dos muitos encontros que tive com essa figura mítica da moda, morta ontem à noite na Itália. No começo das minhas andanças pela Moda Paris fiquei paralisada ao vê-la, mas foram apenas instantes, logo depois minha paralisação virou uma contemplação e gerou em mim um grande aprendizado. Anna era fofa demais. Doçura pura. A italiana, nascida em Milão, em 1931, foi uma pioneira no jornalismo de moda. Na década de 70 trabalhou na Vogue. Entre  81 e 84 trabalhou no projeto de implantação da Vanity Fair. Em 88, ganhou página dupla na Vogue Itália. Por fim trabalhou como colunista nos jornais Panorama e depois no L'Espresso. Nessa época, Karl Lagerfeld lhe dedicou um livro chamado "Anna Chronique". Mesmo com todo esse peso de experiência e sabedoria, Anna jamais me passou impressão de ser esnobe ou intocável. Sua imagem era colorida, controversa, uma bandeira de amor ao fashionismo:



A receita foi dada. Fico com essa boa impressão na mente: como alguém tão importante para o jornalismo de moda pode ser contestadora e divertida no vestir, mas simples no ser. Isso é a grande lição. Ela viveu no mais alto patamar de uma profissão, ela escreveu parte da historia da moda dos nossos tempos. Deixa um lindo legado para quem quer trabalhar nesse mêtier nos dias de hoje. Respeitar os outros, ser solícit
o e ensinar que moda é mais que vestir, é gerar uma atitude onde a cultura das aparências é apenas um detalhe para dar passagem a uma verdadeira riqueza: a interior. O saber muito sem querer trucidar os outros. Anna foi única. Espero ver mais pessoas como ela ao longo de minha vida. Mais construção, menos afetação.





Essa imagem foi publicada aqui no blog no dia da festa dos 60 anos da Dior em Versailles: 







Foi um dia lindo. Acompanhe aqui o começo do blog e um encontro que eu nunca vou esquecer. Anna esperava começar um desfile que também marcou um grande capítulo na vida de todos que estiveram ali. Eu tive essa honra e carrego comigo para sempre uma grande emoção ( fashionistas também amam, apesar de hoje tudo parecer, por vezes, meio frio!!!). Me orgulho de ter visto essa linda lenda ainda viva, antes da explosão de blogs e da disseminação da moda como algo até meio banal.
RIP ANNA. Tomara que suas sucessoras ( se é que elas irão existir) aprendam sua fórmula genial de viver a moda com exuberância, liberdade e simplicidade.
Voilà.
Bisous
A+

4 comentários:

Zoe de gaia disse...

ANA ...

Parabens o melhor texto que eu li na midia .....que fala desta grande mulher que foi Anna Piaggi para a moda....dentre tantas palavras escritas....a sua demostrou para mim, uma sensibilidade que faz toda a diferença na comunicação de moda ...com texto como esse percebemos que um jornalismo como qualquer profissão envolve acima de tudo emoção e entrega e uma sensibilidade espitual (da essência).

Parabens!!!

Robson Rocha.

Thayanna Sena disse...

Conhecer a Anna através das suas palavras foi incrível. Fiquei com a impressão (certamente correta) de ter perdido muito por não saber antes a história dela. Gosto dessas "figuras", em todos os meios, mas principalmente na Moda. Quando o ego e a ganância mostram suas garras, essas pessoas nos fazem lembrar que sempre tem algo que vale a pena

Anônimo disse...

Sigam, sigo de volta (:
blogniehuns.blogspot.com

Anônimo disse...

Anna foi a precursora do advanced style e muito mais... ! Fará falta!
O Bill Cunningham postou um video imperdível no NYTimes de domingo, vai lá: On the street - "Adieu, Anna".
bjs
Selita

LinkWithin

Posts relacionados