Prêt-à-porter masculino outono-inverno 2011/12...


foto

A partir de hoje entramos em 2012. Os desfiles masculinos do inverno 2011/12 começaram ontem com a estreia de Nicolas Formichetti na direção-criativa da Thierry Mugler, teve trilha especial da Lady Gaga para o show ( parte do disco que ela lança em maio desse ano), mas eu não fuiPassei dois dias dentro dos ateliers de arte da Chanel acompanhando a produção das peças que vão desfilar para a alta-costura que começa segunda-feira que vem. Vi vestidos da Dior, sapatos da Chanel, saias da Valentino, tudo nas mãos dos artesãos que fazem cada peça detalhe por detalhe, pluma por pluma, ponto por ponto, martelada por martelada ( eles usam para esquentar e moldas sapatos, flores, etc...). Enfim, essa é uma reportagem especial que estou fazendo para a revista Robb Report e que me leva para lugares onde a moda é muito mais que business.
 É arte, paixão e sigilo. Como são modelos que vão para as passarelas, posso ver, mas não postar. É uma das grandes bases do bom jornalismo: respeitar as fontes. Guardar segredos. O famoso OFF. Bem, eu completo 20 anos de carreira em algum dia do mês de fevereiro. Nunca me ative a datas. Até porque, 20 anos atrás, eu era apenas uma menina que me formava às pressas para o pai poder ver, antes de partir para um mundo onde a matéria não importa mais. Então eu sei bem que a estética é maravilhosa e sem ela não vivemos por aqui. Mas muito do que vale realmente, do que guardamos sempre, é o sentimento. E isso foi o que mais eu tive nessas visitas. Bons sentimentos. 
Aproveito a frase de monsieur Lesage, mestre em bordados, sobre o seu metier: " É um dia ou uma vida". Acho que no meu caso agora é para vida inteira. Hoje sim tem desfiles que eu vou. Louis Vuitton e Jean Paul Gaultier. Amanhã John Galliano, entre outros. Vou tecendo por aqui meus labirintos. Fica perto.


From now on we enter 2012. 2011/12 winter Men fashion shows begun yesterday with the Nicholas Formichetti’s debut as creative director at Thierry Mugler, with special soundtrack by Lady Gaga to the event ( a share of the record she’ll release  later by May), but I didn’t went to it. I’ve spent two days inside Chanel’s  art studios watching the garments that will be modeled for haute couture next Monday being manufactured. I saw Dior dresses, Chanel shoes, Valentino skirts, all in the hands of handicraftsman that make each piece detail by detail, feather by feather, stitch by stitch, hammering by hammering (they use it to heat and mould shoes, flowers, etc…). Ultimately, this is a special piece that I’m working on for Robb Report magazine and that takes me places where fashion is much more than business.
It’s art, passion and secrecy. And because these are garments that will hit the runaways, I can see them, but  not post them. It’s one of the greatest principles of great  journalism: respect your sources. Keep secrets. The renowned OFF. Well, I celebrate 20 years of profession some day in February. I never stick to dates. Even so, because 20 years ago, I was just a girl that graduated in a hurry so her dad could see it, before he left to a world where substance has no importance at all. So I definitely know that the aesthetics is amazing and without it we can’t bear it here. But many  of what is really worth, of what we keep for sake, it’s the feeling of it. And that’s what I most kept from this visits. Good feelings.
I take advantage of Mr Lesage quote, an embroidery master, about his work: “ It’s one day or one life”. I guess on my case now is for a lifetime. This very day has fashion shows that I’ll go. Louis Vuitton and Jean Paul Gaultier. Tomorrow John Galliano, among others. And here I’ll weave my labyrinths. Stay tuned.

 

 


Bisous
Kisses
Bonjour Good morning Paris 3°C.



Translation by Juliana Cintra Mercadante.
Juliana.cintra@uol.com.br

Um comentário:

Cae Fernandes disse...

Oi Ana! Deve estar uma correria aí,hein??!! Que invejinha branca!!! rsrsrrs
Passei prá deixar um beijinho...

LinkWithin

Posts relacionados