Moda Paris: Anna Wintour, alta-costura verão 2009, Ana Claudia Michels, Chanel, Freha Beja, Givenchy, Karl Lagerfeld, Sasha...




Uma Chanel quase 100% branca com o minimalismo visual necessário para enfrentar uma crise, sem de fato ser tão simples assim. Flores brancas de papel ( camélias ou não) nos arranjos de cabelo das tops e em toda decoração do pavilhão da rue Cambon. Um prédio do outro lado da rua, onde Gabrielle construiu seu império justamente em períodos em que as coisas não iam nada bem no mundo.




Karl Lagerfeld contou que começou tudo com uma folha de papel branca. É justamente aì que as verdadeiras criações começam. Do zero. Parece ser esta a mensagem de um esperto senhor que sabe muito bem jogar com as dificuldades ( apesar de ele mesmo nunca ter passado por elas na vida), sem cair na depressão. O desfile foi bem menor que os outros em número de convidados, mas foi magnífico.


A top Freja Beha está no material de press fotografada como sempre por Karl. É ela quem abre e fecha o desfile.


O desfile flui. As modelos descem de uma imensa escada e passam entre a gente. Fica fácil de fotografar. Fica fácil de ver a roupa. Me senti um pouco como nos desfiles de antigamente. Parecia que estávamos ali para um chá.



Pude perceber os detalhes das mangas, muitas delas curtas e geométricas. Pude perceber os tecidos, alguns deles matérias plásticas nas flores, plumas.



De repente entra uma pequena interferência do preto. Mas é bem sutil. Nos arranjos e nos detalhes das cinturas de paetês, certamente feitas por François Lesage, seu atelier pertence ao grupo Chanel. As saias não são curtas demais. Os materiais vão se desvendando como o brocado...




Ou o paetê todo trabalhado no corpo de Sasha...




Este vestido tem o espírito estrelado da Chanel.





Lagerfeld saiu um pouco dele mesmo e reentrou nas principais origens de mademoiselle. Em seu começo, cem anos atrás, ela fazia roupas onde a ostentação não cabia, mas o luxo e o conforto sim.




Durante uma passagem, uma modelo caiu na passarela. Eu não consegui a imagem, pois estava exatamente do outro lado do salão. Aqui a foto da Maxtree. Ajudada por um dos convidados, ela se reergueu e continuou. É normal tropeçar. A passarela era bem lisa e os saltos, apesar de não serem insuportáveis, eram altos e finos.



No fim a noiva. Tudo divino e maravilhoso, com diria Caetano. Sem mau-humor, nem animosidades em volta de famosos, o espetáculo Chanel continuou com crise e tudo. O que eu mais adoro? Sempre Karl coloca homens na passarela. Desta vez era um "noivo" a carregar o véu de Freja Beha. Um doce...



Quem não estava muito doce era Anna Wintour que, desceu as escadas do desfile, um minuto antes dele começar, escoltada por seguranças. Acho que não quer falar com ninguém. Tem épocas que ela anda assim. Outras não.


Um pouquinho:

O povo se veste assim agora. O paetê nos blazeres de volta. Dentro e...





Fora dos desfiles. Aqui elas faziam poses para um editorial. Os ombros super marcados da blusa marinho são uns dos pontos-chave desta temporada off-passarela. Tem que ser pequena para usar.


GIVENCHY....



Slide com quase todos os looks do desfile de Ricardo Tisci para Givenchy. Inspiração nos ballets de Pina Bausch. Toque depressivo. A pintura o influencia. As cores se desdobram entre o bege, o verde claro, o amarelo, até chegar nos estampados e no preto total. Castidade nos vestidos brancos com as cabeças cobertas. Tisci é novo, mas é mestre. A arte dele consiste em limpar tudo e assim colocar as coisas em uma nova ordem, mais vendável. Tisci afirma que o que faz hoje é o que a cliente quer. A alta-costura Givenchy não se desprende da realidade. Ela precisa sobreviver.
Vou para os desfiles
Hoje é ultimo dia.
Depois repasso o que não deu tempo de falar
Bisous
A+

4 comentários:

rinavor disse...

então Ana Clara, te-la conhecido por aqui foi maravilhoso... tenho
acompanhado tudo, seu blog ++++
que perfeito , as informações pre
cisas . Obrigado

Aninha Petruzziello Kohane disse...

Ana Clara, o que foi esse desfile de Karl??? Imagino de perto! Maravilhoso!
Que pena a modelo ter "derrapado", mas acontece e ainda vamos ter outras com esse problema, infelizmente...
Amanhã vc estará no meu blog http://jornale.com.br/glamour/
Bjsss

Rachel Grandinetti disse...

adoro acompanhar seu blog XD

Betinho disse...

Sobre esse desfile, nada q eu já não tenha visto...
é sempre a mesma coisa. bem finalizado? sim.bem executado? sim mas e as roupas? é só abrir uma biografia...é seeeeempre a meeeesma coooooisa ZzZzZzZzZzZzZzZz
ta certo conforto e sofisticação são sempre o ponto alto e o ponto de maior interesse pra chanel mais cade TUDO ISSO q falam? repito ZzZzZzZzZzZ

LinkWithin

Posts relacionados