Moda Paris: Alta-costura verão 2009, Carla Bruni-Sarkozy, Christine Lagarde, John Galliano, Dita von Teese, Margareth Chirac...



Dita von Teese cercada total pelos fotógrafos chega ao desfile da Dior na tarde de segunda-feira em Paris.
Depois de um final de semana caótico, onde vimos as coleções masculinas, atormentados pelo frio e pela chuva, chegamos enfim ao primeiro dia de alta-costura. Sem chuva. John Galliano apresentou a coleção verão Dior no museu Rodin, um lugar maravilhoso para unir moda, arte, poder, grana e política. Aqui na França tudo se junta num caldeirão sò...


Ivana Trump chega ao museu, para não me deixar mentir...




Este momento de entrada das celebridades é o maior barato. Eu fico de longe esperando a onda dos fotógrafos atacar para fazer minhas imagens. É sempre mais divertido. A atriz francesa Elsa Zylberstein estava com medo de cair nas escadas. Ganhou o help dos seguranças da Dior. Ela atualmente está nos cinemas com o filme " Nuit de chien" ...



Escrevi uma vez que aqui na França moda é considerada arte. Foi o ex-presidente François Miterrand quem deu este status a ela. Então, em dia de desfile, é comum ver mulheres como Margareth Chirac, ex-primeira-dama, aparecer como convidada. Ela é habitué. Outra política que estava na Dior hoje? A ministra da Economia, Christine Lagarde.


Toda uma história faz da França um país onde a criação de vestimentas é levada a sério. Aqui as costas de Emanuelle Alt da Vogue Paris. Na moda dela, que é assessora de estilo da Balmain, ombros marcados e asas de águia, versão força aérea...





Para entender um desfile Dior. Eles sempre armam estas imensas tendas brancas. Esta ficou no pátio do Museu Rodin, emoldurada pela cúpula do prédio dos Invalides.


Dentro da tenda, o breu total. A gente tem que achar a cadeira, sempre marcada com o nome do convidado. Aqui, a minha...

Ao desfile...

O tema do verão alta-costura 2009: " Plus Dior que Dior". A referência dos cortes das roupas vem do trabalho realizado pela própria maison ao longo de seus 62 anos. As cores, das telas de Vermeer e Van Dyck. O som? De Carla Bruni-Sarkozy, a atual primeira-dama do país. Pronto. O círculo, entre moda, arte, política e música se fecha e Galliano faz uma apresentação que, para mim, foi uma das mais bonitas dos últimos três anos.



Os vestidos são suntuosos. Os volumes das saias fantásticos. Os bordados, sutis.



Nada é exagerado, guardadas as proporções de o quão longe Galliano sempre pode ir...




O estilista ingês é um grande apreciador da história da arte. Seus desfiles, de alguma forma, sempre desvendam alguma ou várias telas famosas a nossa frente.




Eu sempre digo que ver um desfile de alta-costura é como admirar uma grande tela a óleo de um pintor famoso. No caso da Dior, é muito real. Não é uma metáfora.



Ver a alta-costura da Dior te dà pinceladas do que vem no prêt-à-porter da próxima estação. Não raras as vezes, John Galliano desdobra estas obras de arte em coleções igualmente sofisticadas, mas mais simples no vestir.



Eu me transporto sempre. Sempre mergulho nas telas de seus pintores, nas páginas de seus romances, enfim, embarco nas histórias de Galliano. E elas sempre são maravilhosas. Que posso fazer? Sou fã.


Volto amanhã depois de uma jornada de Chanel e Gustavo Lins, antes posto o resumo da coleção homem, ok?
Bisous
A+

2 comentários:

Thais disse...

Galliano é maraaaaavilhso...com certeza é uma obra de arte cada vestido que ele faz..seus desfiles são shows.

Adriano disse...

Eu não sei nem o que dizer. Exceto q procuro, de alguma forma, imaginar como vc se sente presenciando isso.Para mim, é um dos maiores espetáculos da terra, e ponto final. É a minha semana de sonho, sempre. O momento no qual, como vc mesma escreveu, "me transporto". Como se pudesse sentir o perfume, ouvir a música, acompanhar e imaginar com todas as cores, os movimentos, os conceitos...é como sonho materializado! Estou muito curioso para saber o q Riccardo Tisci apresentará na Givenchy.

Obrigado pelas fotos e comentários, Ana. Vc é parte disso tudo.

Bisous,


A.

LinkWithin

Posts relacionados