Moda Paris: Azzedina Alaia: Iman, Carine Roitfeld, Naomi Campbell, Victória Beckham, Mariah Carey...Todas vestem ele...


E eu falo mais uma vez de Azzedine Alaia, esse pequeno tunisiano que chegou em 1957 em Paris e é um arquiteto do corpo feminino. Seus vestidos? Eu reconheço sem piscar os olhos. Tem uma marca registrada, mas não é igual. Sabe por quê falo hoje dele? Porquê em Azzedine se fala sempre. Homem...





Bem pequeno que não faz desfiles e nem propagandas institucionais, apenas editoriais maravilhoso e veste editoras de moda como Carine Roitfeld, modelos como Naomi Campbell e Kate Moss e ainda celebridades e cantoras como Victòria Beckham e Mariah Carey...




Fora da Câmara de Moda Francesa, Alaia trabalha e mostra suas criações em um prédio seu no bairro Marais em Paris. Ali eu jà tive a oportunidade de vê-lo bem de perto pela primeira vez ( viriam outras depois como na festa de 60 anos da Dior em Versailles em julho deste ano). Là ele construiu loja, atelier e hotel... Dà sempre para passar para ver de pertinho as peças que não custam nunca menos de mil euros... Uma loucura...Eu fui a uma festa de lançamento de seus sapatos ano passado com direito a jogo de futebol e tudo. Era Copa do Mundo e a França quase levou o tìtulo. Para mim foi uma constatação de realidade. Ver Azzedine de perto e ele patrocinando uma festa para imprensa e convidados com direito a jogo de Futebol. Inesquecível para uma forasteira como eu...


O tratamento das formas do corpo feminino feito pelo tunisiano é tão suave que nunca uma mulher vestindo um Alaia parecerá vulgar, mas sempre terà a cintura marcada, o corpo valorizado, seja nas saias godês que ele faz como ninguém...



Ou no trabalho de tiras que jà vestiu corpos esculturais como da modelo Iman, mulher de David Bowie, uma de suas musas...



Outra marca de Alaia são os couros, lãs desfiadas e peles como essa que veste Kate num editorial incrível. Ser igual a Kate? Seja você mesmo. Adoro...




Diria: Alaia trata a feminilidade da mulher em todas suas vertentes. Sensual, feminina, pura, ousada... Existe uma versatilidade apesar de ele ser facilmente reconhecido saca? É um trabalho forte que não segue tendências e sim uma captação do que nós queremos vestir sempre...




Sei várias histórias sobre Alaia. Algumas jà contei aqui no blog. Para quem chega agora repito: quando Naomi Campbell começou sua carreira era modelo de cabine dele. Dormia, dizem, muitas vezes no chão de seu atelier no Marais. Hoje são grandes amigos e a top vive aparecendo com suas roupas por ai...




Inclusive com vestido quase igual a esse ( tinha manguinhas) na semana de moda de Paris. Está publicada nos meus arquivos a foto que eu fiz. Aqui Vic e Mariah se exibem com seus Alaias...




Essa peça é o contraponto aos godês do estilista. Tenho um amigo que era amicíssimo de Iman na década de 70. Certa vez ela fez uma festa de aniversário em uma boate de Paris. Estava vestida com um macacão preto de couro todo vazado no mesmo espírito dessa peça. Vi as fotos. Relíquias de um fotógrafo que guardou as imagens e eu tive o prazer de conferir. Isso foi na era Iman pré-David Bowie...




Mas Alaia tem muito mais na cartola. Adoro também as peças mais leves que faz. Tem uma saia godê em jeans com detalhes em couro que é um de meus fúteis sonhos de consumo. Ano passado custava quase dois mil euros na Galleries Lafayette, um dos pontos de venda de Alaia fora sua casa-loja-hotel no Marais...



E para encerrar nosso post-homenagem os sapatos que Alaia faz. Agora em 2007 ele rompeu a sociedade com a Prada, mas continuará a colaborar com Miuccia nas criações do grupo italiano. Alaia é bem assim. Um cara versátil, amável. Todo mundo adora ele. O que não é fácil no mundo dos estilistas. Existem várias rixas famosas. Uma hora vou contar. E eu? Particularmente considero um dos melhores estilistas que atravessaram o século 20 entrando no 21 com toda a experiência e poder que sò o tempo pode dar...
Bisous
To indo
A+
Manda e-mail para mim no equipedoblog@anaclara.com.br ou posta recadinho aqui....

Nenhum comentário:

LinkWithin

Posts relacionados