MODA PARIS: Louis Vuitton, Yves Klein, Russel Crotty, Pierre Huygue, Cedric Rivain, Bill Clinton e a street fashion...


Sabe que eu queria ter parado tempo no post de ontem? Gostei tanto de tudo que poderia congelar ali e como num filme ficar revivendo tudo vàrias vezes até não aguentar mais. Não iria cansar nunca, pois enchi de ìdolos, cores e movimentos que movem minha vida. Bem, filosofias à parte. "O tempo não pàra" como dizia Cazuza e eu sigo. Foi ai que nasceu o post de hoje: da expo sobre o Espaço que a Louis Vuitton faz no seu Espaço no ùltimo andar da loja da Champs Elisèes, onde fiz essa foto...









"La Tentation de L'Espace" ou a Tentação do Espaço provoca a sequência dos pensamentos que andam permeando minha mente. A Louis Vuitton sempre faz umas expos muito legais unindo moda à arte.







Dessa vez não é bem a moda, mas sim a cronologia do homem no espaço que agora com Virgin Galactic anuncia uma nova invasão humana por là em 2009. Com isso artistas como Yves Klein, Philiphe Starck, Russel Crotty ( da foto anterior, esse aqui é o Yves) estão nessa mostra que, se a gente não entende muito, curte e descobre outros mundos e sensações...








E olha o que tinha là? A obra o Globo Terrestre Azul de 1957. É daì a origem do nome Azul Klein que a gente usa na moda... Yves Klein nasceu em Nice em 1928 e definiu esse azul como a cor da espiritualidade. Segundo o material da LV essa obra foi uma antecipação do que os astronautas que foram ao espaço pela primeira vez logo apòs Klein ter feito a obra iriam constatar: " a terra é azul"...Klein morreu cedo de uma crise cardìaca. Tinha 34 anos e foi ele quem iniciou a arte conceitual, o body art, etc...


Sobre o azul Klein vale saber também: o artista ficou celébre pela invenção desse tom em 1956. É chamado oficialmente de International Klein Blue (IKB)...








E numa sala fechada pude ver ao vivo pela primeira vez os vìdeos de outro artista francês: Pierre Huygue. "One Million Kingdoms" é de 2001...

Sobre ele: em 1999 Huygue e Philiphe Parreno compraram os direitos do personagem mangà japonês Annlee. Com ele fizeram um vìdeo "Two Minutes of Time". E "One Million Kingdoms" conta a història desse documentàrio que virou conto...








Ainda na onda Vuitton aproveito essa imagem divertida do estilista Marc Jacobs no editorial publicado na Harpers Bazzar sobre a vinda dos Simpsons à Paris para dizer: amanhã vou contar coisas. Tradução de parte da entrevista que começarà a ser vendida no documentàrio sobre Jacobs e a Vuitton dia 22 na Colette...








Mais arte em Paris: um desenho do ilustrador Cedric Rivrain com a brasileira Carol Trentini como modelo...






E ainda dele: os vestidinhos 70 insistem em invadir as vitrines das novas coleções outono-inverno 007/008....Esse tipo de arte é bem usado nos editoriais franceses. Acho o màximo. Perfeita sincronia...






Rua nua e crua






E agora nosso street-fashion de cada dia. Essa foto eu fiz domingo passado de manhã. Ainda estava quente e me chamou a atenção a perfeição do corpo e seu movimento com o modelo "Xiii esqueci a parte de baixo"!!! Em frente...





E em verso: ela apresenta, como diria a minha avò, o "grito da moda" nos poucos momentos que a gente teve quentes. Sabia que na região das montanhas francesas hoje iria nevar????






Uma outra imagem de dias de verão que parecem outono- o caso de hoje!!! Adorei a turminha ai. Todo mundo com seu còdigo de moda e nenhum vìtima dela. Não curto quem parece andar fantasiado. Jà falei isso antes??? Escrevo tanto que às vezes tenho uns " apagamentos", não sei se jà falei ou não. Mas nunca é demais, afinal tem gente que està chegando ao blog agora...







Pequeno menino fashion


E sob o reflexo do ônibus que me conduzia sob às margens do Sena um simpàtico menino-bebê me olha o tempo todo. O pai coloca chapéu, protetor solar ( pelo que contei foram duas vezes durante um percurso de meia hora) e òculos...Fiz uma série dele... To ficando igual a artista com suas obras, com ciùmes de publicar, fico guardando para os momentos especiais...E eles sempre chegam. Ainda bem...



E quando a noite cai....




A pedidos; quando não estou caçando imagens, traduzindo textos, vendo documentàrios e outras coisas mais gosto de sair para jantar. Paris é maravilhosa no quesito gastronomia... E esse restaurante pequeno ai Ami louis...







É um dos meus favoritos. E também de Bill Clinton. Quando ele era presidente dos Estados Unidos e passava por Paris fazia questão de comer nesse pequeno bistrô. Ambiente do começo do século 20. Sem tirar nem por. Fica numa rua escondidinha no 3° arrondissement e para se conseguir uma reserva hà que se ter certas "conaissances" num bom francês... Traduzindo? É bom conhecer alguém da casa, senão não rola. Algumas vezes pode levar semanas e até mais de mês para se conseguir uma mesa là...Bisous A+++




Salve Klein! Salve as viagens mentais, fashions e espirituais!!!

4 comentários:

Gisele Muller disse...

Além de trazer imagens lindas, tenho uma aula todo dia com vc, adoro! O azul klein é minha cor favorita e tendência do verão brasileiro, quem bom!
Bjs no coração

Gabi Haubrich disse...

Com certeza tenho que concordar com a Gi. Ana, você da uma aula em cada post que escreve! E não é só de moda, mas de comportamento, de pesamento, de conecções...
Adoro esse seu jeito de linkar assuntos diversos, e nos faz entender que eles não são tão diferentes como imaginamos. Que a sua mente continue assim, revolucionando!
Ah! Também adorei o post de ontem. Essa percepção de uma aura de paz já me faz cósegas no coração há algum tempo. Sei lá! Às vezes tenho a sensação que as pessoas estão cada vez menos ligadas no material, e a curtição do estado de espírito aumenta. Não sei... Pode ser que esse seja um sentimento meu, um estado de espírito próprio. Se bem que sempre fui assim. Mas a idéia de que estamos indo em direção a uma coisa boa me alegra, e muito!

Mil beijos

Samuel disse...

Ana,
acho que rolou uma sintonia, "benhêe!" Falei ontem nos meus comentários sobre a calça azul Klein e tem uma "expô" aí em Paris com o Fofo no meio de gente tão legal tb!! Como a Gi disse, o Tom de Yves Klein vai prometer em nosso verão!! Acho que ele e o Valentino devem ser muito felizes, imagina só, pintar o mundo com mais cores que ninguém conhecia!! Sorte nossa que ganhamos "...vidros coloridos que tornam a vida mais bela de se ver!!!..."(licença Baudelaire!!!). "Dorei" a dica para um "rega bofe" de esilo em Paris!!hahahaha!!! Depois me conta esses "conaissances" pra "rolar", "tá, então tá!!"rsrsrs!! Beijos Querida!! Salve todas as mãos e cores que pintam a amizade, o amor, a paz, ...!!!Te adoro!!!

CuritibaStreetFashion disse...

Oi Ana

Aquele cara de chapeu, camisa verde e pullover roxo eh o Yvan, do site de street fashion Face Hunter!
Acho ele tuda!!!!

beijo

LinkWithin

Posts relacionados