MODA PARIS: a ética na frente da criação...

Ainda na esteira dos salões de Paris da semana passada, alguns toques e uma coisa importantìssima para falar e reafirmar e destrinchar...A moda BIO...O que é isso? Roupas feita com tecidos e matérias vindos da agricultura orgânica e de outros componentes....
Um dos pilares dessa moda ética é respeitar à natureza e ajudar comunidades pobres de paises como a Índia, Camboja e Brasil a vender suas produções.







Tudo com controle de organizações como a Fibre Citoyenne. Eles têm 12 grupos têxteis e 57 industrias trabalhando com um montante de 422 milhões de euros ( algo em torno 1,2 bilhões de reais), e uma produção de mais de 26 milhões de peças em 25 paises.





Se parecia coisa de bicho-grilo não é mais. A cosmética francesa começa a investir pesado nessa. Por aqui até salões de beleza com produtos Bio. Tem comidas, pastas de dente, mascaras de beleza e tudo o que a gente começar a querer imaginar. Enfim é moda e é coisa de gente grande.







Nessa onda estão os rapazes franceses François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp (Foto) da Veja, uma marca de tênis francesa feita no Brasil. Os dois se ligaram na produção do algodão, couro vegetal e borracha brasileira e lançaram seu produto que já foi vendido para uma grande marca que eles ainda não contam.







Os Veja foram criados em 2005, não são comercializados no Brasil e são inspirados nos modelos de jogar vôlei nos anos 70. Custam 85 euros em média.









Avançando na història escobri também a SeaCell® , uma fibra especial extraída de algas e celulose que tem efeitos antiinflamatórios, calmantes e ainda é precursora de cálcio, magnésio e vitamina E.












Durante o fabrico do fio, as algas conservam os seus efeitos benéficos para a saúde, e os seus princípios ativos continuam a ser incorporados no produto, mesmo depois de lavado. É roupa-remédio.










Voilà o conceito de trabalhar com cooperativas carentes e fazer tudo certinho já tem butiques em lugares legais de Paris.







Uma seleção delas para passear dar uma espiado no que rola como designer...São todas peças mais simples que valem e muito pela ética embutida nelas e principalmente para os desinformados que acham que moda é futilidade cairem na real e verem que estar na MODA é muito mais do que fazer caras e bocas e vestir uma roupinha nova da ultima coleção. Ela gera empregos, alimenta famìlias e é uma industria importantissima no nosso planeta....
Aqui os endereços. Confere...


www.numanu.com

www.altermundi.com


www.ekyog.com

PSIU...Essa matéria foi originalmente publicada no blog da Aleh Farah www.filmefashion.com.br do qual também sou colaboradora...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Posts relacionados