Salvatore Ferragamo: as belas estao de volta




O sapato mais célebre da história da moda está de volta. O modelo bailarina, criado em 1954 pelo estilista Salvatore Ferragamo para a atriz Audrey Hepburn, é uma febre nas ruas e vitrines parisienses. Sua trajetória de mais de 50 anos de vida é absolutamente fabulosa e recheada de glamour. De passagem pela Itália ( terra de Ferragamo) a atriz que acabara de receber seu primeiro Oscar por "Vacances Romaines" foi até Florence encontrar com aquele que jà era o sapateiro das estrelas de Hollywood. Ferragamo havia recebido em 1947 também um Oscar, o da "Moda Americana" por sua "sandália invisível", uma peça feita com fio de nylon, e ficou devidamente deslumbrado pela atriz de 25 anos. A beleza pura e fresca de Audrey a tornaria um ícone da moda e o sapato feito para ela um fenômeno de vendas.




O tratamento que a criação recebeu foi de "pureza de linhas" aliado a uma silhueta fina. Salvatore desdobrou um modelo de sapatilhas de balé e colocou saltos-pastilha nelas. Perfeito para a imagem da atriz. Assim que foi lançado o modelo virou um best-seller não somente na Itália, mas no mundo inteiro. As elegantes do planeta passaram a desejar e comprar loucamente o sapato que foi coordenado com as roupas da época. Foi exatamente ai que o "estilo Capri" nasceu. As sapatilhas combinavam perfeitamente com as calças mais curtas e justas e blusas listradas.




Com o passar dos anos evidentemente o modelo foi infinitamente copiado e teve novas versões (alguns imitam as sapatilhas de balé chegando até a ter a ponta de couro e laços de fita), mas os de Ferragamo, apesar de caros, são os mais ambicionados e comprados.
Em 1999 quando ele organizou uma exposição "A Woman, the style" em homenagem àquela que foi a embaixatriz de sua grife até sua morte em 1993, novas edições do modelo foram lançadas. Mais estouro de vendas.



Agora em 2006 a "Ballerine Millésime" assanha as consumidoras. A linha é uma espécie de tiragem especial em cores que vão do branco ao verde-limão. Fora os modelos originais versões igualmente sofisticadas como as Louis Vuitton e ainda as populares com brilhos e bordados encantam as mulheres de 2006.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Posts relacionados